Café de Flore - Paris

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Seis formas de arruinar o seu café (que provavelmente põe em prática)




Parece que o café é uma bebida quase mágica. Não o negamos por completo… mas há que saber o que fazer e evitar para não retirar as suas vantagens.

Reduzir o risco de demência ou ativar o metabolismo são algumas das muitas vantagens, apontam vários estudos. Por isso, se ainda não o bebe, está na altura de incluir o café na sua rotina.

Se, pelo contrário, já o bebe – sabemos que a probabilidade é grande – resta-lhe garantir que sabe como o fazer. É que há certos fatores a evitar, e a Men’s Health aponta-lhe aqui alguns dos mais comuns.

-Beber o primeiro café do dia é a primeira coisa que faz mal se levanta

Acredite, este hábito não fará com que os seus níveis de energia aumentem. Durante o período de duas horas após acordar, os seus níveis de cortisol (hormona do stress) estarão no seu máximo. Esta característica natural fará com que fique desperto sem precisar de café.

Assim, a melhor hora para tomar o primeiro café será, na verdade, entre as 10 e as 12h, altura em que o cortisol tende a reduzir.

Tire vantagem deste despertar natural e guarde a cafeína para quando realmente precisa dela.

-Assume que o café bem torrado tem mais antioxidantes

Aqui vai uma regra em que se deve focar: beba o café que considerar que lhe sabe melhor, não aquele que assume ser melhor por ter mais antioxidantes.

“Pesquisas sobre o melhor tipo de café para a saúde estão ainda numa fase muito inicial, e é incerto afirmar se o mais torrado é ou não mais saudável”, diz Rob van Dam, professor adjunto de nutrição e epidemiologia na Escola de Saúde Pública de Harvard.

Para o especialista, ambas as opções parecem benéficas. Uma torragem mais leve é mais rica em composto fenólico ácido clorogénico, que já se provou ser benéfico à estabilização de açúcar no sangue, além de ser rico em propriedades antioxidantes e contribuir para outros benefícios para a saúde.

Já o café mais torrado é mais concentrado em melanóides, que já foi associado a propriedades antioxidantes, anticancerígenas e anti-inflamatórias.



-Bebe café menos torrado como forma de consumir menos cafeína

Acredite ou não, o café menos torrado tem na verdade mais cafeína do que o mais torrado. A razão? O processo de torragem ‘queima’ a cafeína, logo, quando maior a torragem, menor a percentagem de cafeína.

Se é sensível à cafeína ou simplesmente procura uma bebida mais suave, um café de torragem francesa será uma boa opção.

--Abusa na dose diária de café

Mais nem sempre em melhor. Por vezes é apenas… mais.

De uma maneira geral, os benefícios para a saúde associados ao café ficam-se pelas 400 g de cafeína, diz a nutricionista Frances Largeman-Roth, autora de ‘Eating in Color’.

Por isso, beber mais do que tal dose não lhe trará vantagens extras. Pelo contrário, para algumas pessoas, exceder-se a tal dosagem levará a repercussões, nomeadamente a nível de pressão arterial, diabetes ou ansiedade.

-…e excede-se na quantidade de açúcar

Um dos aspetos mais benéficos do café está na capacidade de estabilizar os níveis de açúcar no sangue, bem como reduzir o risco de diabetes tipo 2, tudo isto, graças ao seu efeito antioxidante. Mas então e se adicionar açúcar ao seu café?

De acordo com van Dam, uma pequena colher de açúcar não fará mal… o problema está pois quando tenta transformar o seu café numa sobremesa. Se não gosta do café completamente puro, não tem de o beber assim. O segredo está na quantidade.

-Deixa o seu café esfriar

Já lhe aconteceu preparar uma chávena de café, dar um gole, esquecer-se dele, aquecê-lo uma hora depois e voltar a bebê-lo?

Saiba que este hábito leva ao aumento da acidez do café. Embora não leve a um grande risco para a saúde, esta acidez extra pode aumentar o risco de indigestão o que pode potenciar a erosão do esmalte dentário, por exemplo.

Além disso, um café que seja bebido muito tempo após ser preparado, será mais pobre em antioxidantes por culpa da exposição ao oxigénio. Contra isto, várias pesquisas sugerem beber o café não mais do que 20 minutos após o mesmo ser preparado. Assim irá tirar o máximo partido dos seus benefícios antioxidantes.

2 comentários:

  1. Brindo com café ao Novo Ano.
    Que o ano de 2020 lhe traga dias cheios de harmonia, amor e saúde para si e para todos os que ama.
    Um beijo.

    ResponderEliminar

Seguidores

tiempo




tempo

amigas