Café de Flore - Paris

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Cafés há muitos...






Cafés há muitos: expresso, de filtro, descafeinado, caseiro, de máquina e muitos outros. Aprenda a escolher o melhor para si.

Antes de mais, convém definir o que que pode ser considerado como um “bom café”. Assim sendo, a dra. Cláudia Pimentel, secretária-geral da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), define um bom café expresso como “uma bebida quente obtida numa máquina de café expresso a partir de um lote de café torrado. Esta bebida caracteriza-se pela complexidade aromática, suave acidez, corpo acentuado e uma camada de creme cor de avelã que o torna denso, suave e persistente”. Ao beber o próximo café, certifique-se de que lhe deixa na boca um sabor agradável e que persiste no palato por alguns minutos. Este é o segredo de um bom café expresso!

QUAL É A MEDIDA IDEAL POR DIA?
Lançamos-lhe um pequeno desafio: quantos cafés bebe por dia? Se forem mais de quatro está a exagerar. Segundo a dra. Lillian Barros, nutricionista clínica do Hospital Lusíadas Albufeira, no Algarve, “beber entre três a quatro chávenas de café por dia é a recomendação para uma dieta saudável e equilibrada”. A razão é simples: “Esta dosagem não causa efeitos adversos para a maioria dos adultos saudáveis e traz benefícios terapêuticos”. Se é

É UMA PESSOA SENSÍVEL À CAFEÍNA?
Então as doses excessivas podem causar ansiedade, insónias e irritação, por isso “limite a dose diária de cafeína para 200-300 mg, ou seja, algo como duas chávenas (80-100 mg) diárias de café”, indica a nutricionista. Apesar dos benefícios presentes no café, o dr. Vasco Alves Dias, cardiologista do Hospital Lusíadas Porto, não recomenda a alguém que não consuma café que comece a fazê-lo, “da mesma forma que também não proíbo ou aconselho o abandono a quem o faça de forma moderada – até três cafés por dia -, estendendo este conselho a pessoas com problemas cardiovasculares”. Como em tudo na vida, o segredo passa pela moderação e em termos de café, resume-se a dois ou três cafés por dia.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

tiempo




tempo

amigas